por Monique Nunes
No mês de maio, duas etapas de surfe irão agitar a praia de Itaúna, também conhecida como o “maracanã” do surfe brasileiro, por fazer a alegria dos surfistas que desfrutam de suas clássicas ondas. Quando se pensa em surfar na Região dos Lagos, não se deve esquecer a pequena Itaúna, localizada na cidade de Saquarema, a duas horas do Rio de Janeiro. A praia possui uma vasta extensão de areia, ondas fracas, em certos trechos, propícias para o banho, e ondas mais elevadas para a prática do surfe.
Belezas naturais estão por toda a parte da orla de Itáuna. Não é à toa que a praia já ficou famosa não só pelos campeonatos de surfe que ela sedia, mas também por suas aparições em novelas de várias emissoras brasileiras. A imagem da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, ao fundo, ajuda a complementar o cartão postal da cidade.
Os campeonatos municipal, estadual, nacional e internacional contarão com a presença de surfistas de todo o Brasil e do mundo, além de mais uma edição do Prime Saquarema Pro WQS, que acontecerá entre os dias 24 a 29 de maio, e terá a presença de surfistas veteranos e novatos de toda parte do planeta, com direito a prêmios em dinheiro, entre outras regalias.
São competições desse nível que ajudam alavancar o nome da cidade fora do país. É por isso que os governantes devem apostar nos atletas de nossa região, dando oportunidade e incentivando as competições dentro da própria cidade. É preciso trabalhar na preparação desses atletas para que eles possam participar de futuras competições, seguindo o exemplo dos atletas locais Raoni Monteiro, Ian Guimarães, Karol Fernandes, Thaís Almeida, Bruno Baldner, Daniel Templar e João Pedro, que, com o surfe, conseguiram alcançar o sucesso e ser reconhecidos nacional e mundialmente.
Saquarema conta com a ajuda de uma equipe que não para de trabalhar para organizar essas competições. A Associação de Surfe, localizada em Itaúna, é quem exerce a função de conseguir apoios e patrocínios para os eventos locais. Para essa equipe, o ano mal começou, e ela já está cheia de trabalhos para organizar e realizar. Em um mês, Saquarema sediará duas competições de surfe, e isso, sem dúvida, é muito significativo para o reconhecimento da cidade. É um incentivo para os patrocinadores fixarem suas marcas em um evento deste porte, tornando-os mais conhecidos. E, para os atletas locais, o surfe está abrindo um leque de oportunidades; basta aproveitarem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário