20 de abril de 2011

Costa do Sol terá ecossistema protegido

Por Adriane Andrade

            Foi assinado pelo governador Sérgio Cabral, no último dia 15, em Búzios, o decreto de criação do Parque Estadual da Costa do Sol. A área de 5.500 hectares abrange os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios e, a partir de agora ,terá todo o seu ecossistema protegido. Semelhante à Reserva Ambiental de Poço das Antas, em Silva Jardim, o projeto de criação do parque foi concebido numa parceria entre o Consórcio Intermunicipal Lagos São João e o INEA, Instituto Estadual do Ambiente
            Seguindo um modelo já utilizado em países da Europa, o Parque Costa do Sol será a primeira área de preservação fragmentada do Rio de Janeiro. Assim, a extensão do parque não é uma faixa contínua de terra, mas dividida regionalmente entre os seis municípios. Com sua criação, o estado passa a ter 200 mil hectares de área preservada, 80 mil a mais do que há dois anos.
            O novo parque integrará 27 áreas de seis municípios, a maioria situada às margens da Lagoa de Araruama. Entre as áreas preservadas estão a Reserva de Jacarepiá em Saquarema, a restinga de Massambaba, em Arraial do Cabo e a as dunas de Cabo Frio. Além disso, está prevista a integração do Parque da Serra das Emerências, em Búzios, local que abriga a maior floresta de pau-brasil ao projeto.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário