Por Gabrielle Guimarães
Pelo terceiro ano consecutivo, o "Maracanã do Surf" volta a ser palco de grandes competições. A praia de Itaúna, em Saquarema, receberá o Oakley Saquarema Prime 2011, entre os dias 24 e 29 de maio. A maior novidade deste ano é que a competição, que nas duas edições anteriores era nível seis estrelas, agora passou a fazer parte do ASP World Prime.
Este status só é concedido pela ASP (Associação de Surfistas Profissionais) para eventos tradicionais ou realizados em praias com ondas de potencial reconhecido. E este é o caso de Itaúna, internacionalmente famosa pela qualidade das ondas e considerada a melhor praia do Brasil.
Entre os tops confirmados estão os norte-americanos Brett Simpson, Gabe Kling, Cory Lopez e Patrick Gudauskas, os australianos Julian Wilson, destaque da nova geração, Kai Otton, Chris Davidson, Daniel Ross, Matt Wilkinson e Josh Kerr, além dos irmãos gêmeos norte-americanos CJ Hobgood, campeão mundial em 2001, e Damien Hobgood. O português Tiago Pires, que atualmente está na quarta colocação do WT também já garantiu sua inscrição.
Grandes feras brasileiras como Adriano de Souza, o Mineirinho, Jadson André, Alejo Muniz, Heitor Alves, Neco Padaratz, campeão em 2009, William Cardoso, campeão de 2010 e o local Raoni Monteiro, que retornou neste ano ao WT: a elite do surf. Saquarema será a quarta das onze etapas com status Prime da temporada 2011.
O campeonato oferecerá 250 mil dólares de premiação. Ao todo, 96 atletas brigarão pelo troféu que dará ao vencedor nada menos do que 40 mil dólares e 6500 pontos no ranking mundial unificado da ASP. O evento é aberto ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário