Por Nathália Andrade
O Ministério da Saúde estima que hoje existam, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus da Aids e, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em 2010, cerca de 250 mil pessoas não sabem que estão contaminadas com o vírus HIV no país.
Diante desses dados, o Ministério da Saúde alerta sobre a importância de as pessoas que passarem por situações de risco realizarem o exame. Segundo o órgão, o teste rápido está disponível na rede pública de saúde de todo o país e pode ser feito depois de 30 dias após a relação desprotegida. O resultado sai em dez minutos e, se for positivo, a pessoa poderá fazer acompanhamento nas unidades de saúde e começar o tratamento no momento mais adequado.
De acordo com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, o exame é rápido e praticamente indolor. “Ao todo, 500 Centros de Testagem e Aconselhamento estão disponíveis para o exame em todo o país. O diagnóstico precoce é fator importante para o sucesso do tratamento das DSTs e da Aids”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário