6 de abril de 2011

Tá com a bola toda!

Por Brunna Bravo

O Jornalismo Esportivo é uma editoria que atrai vários apaixonados pelo esporte (em especial pelo futebol). Os estudantes de Jornalismo estão atentos para as oportunidades que a área proporciona e que só tendem a crescer, principalmente com a proximidade das Olimpíadas e da Copa do Mundo – em 2014 e 2016, respectivamente.

Com isso se abre um novo horizonte para os universitários que optarem pela área esportiva. O jornalista esportivo Eric Faria, da TV Globo e do SporTV, deu algumas dicas para o blog Giro Universitário após a palestra (Matéria anterior) que aconteceu na última quinta-feira (31), sobre como deve ser o perfil deste profissional: - Um jornalista esportivo é, antes de tudo, um jornalista e tudo o que ele representa para a sociedade. Tem recolher o maior número de informações possíveis sobre a área, aproveitar a vida acadêmica, ter senso crítico aguçado, entre outros.

Você sabe a diferença entre um comentário esportivo e uma matéria jornalística esportiva? O jornalista também falou sobre o assunto e explicou que ambas se complementam: - As duas coisas são extremamente diferentes. O comentário esportivo é a visão do jornalista sobre determinada informação. Já em uma matéria jornalística, o telespectador, internauta, ouvinte, tira essa conclusão por conta própria, após assistir à matéria.

Para finalizar, a dica para quem quer se aventurar na área do jornalismo esportivo é a emoção. O esporte abre este espaço para a crítica, o comentário e o sentimento inserido na matéria. Este é um dos pontos que caracterizam a área e a tornam tão especial. Gostou? Basta se aventurar.

Confira o vídeo completo com a entrevista de Eric Faria para o Giro Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário