Por Adriane Andrade
Completa um ano de existência no mês de abril, o programa Cine Mais Cultura, uma parceria do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Cultura do município. O projeto prevê a implantação de salas de cinema em cidades históricas brasileiras e a utilização desse recurso audiovisual como ferramenta educacional.
O Cine Clube Estação São Pedro, como foi batizado, tem como sede o Teatro Municipal da cidade e realiza exibições semanais, sempre às quintas-feiras. Todos os títulos foram selecionados pelo IPHAN e fazem parte de um acervo que contém mais de 100 obras. Sempre privilegiando a cultura nacional, os filmes e os documentários ressaltam o valor histórico da região.
Segundo Carlos Fernando Andrade, superintendente do IPHAN, o objetivo do instituto é democratizar a cultura: “antes nosso foco eram os patrimônios construídos, tombados. Hoje, temos um trabalho cultural mais amplo. Queremos trabalhar com a cultura viva”.
O projeto Cine Mais Cultura contempla o público com filmes de qualidade, sempre exibidos gratuitamente. Além de fornecer todo o equipamento de projeção, o IPHAN mantém o seu acervo de filmes disponível para pesquisa e consulta. Em São Pedro da Aldeia, o local escolhido para abrigar essa filmoteca foi a antiga estação ferroviária; a obra de restauração já foi iniciada e deverá ser a sede da Casa do Patrimônio.
O Teatro Municipal Átila Costa, local onde funciona o projeto, tem capacidade para abrigar cerca de 350 pessoas. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro e a exibição dos filmes começa às 18h. Para outras informações, consulte o site:www.pmspa.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário