13 de abril de 2011

Biblioteca Municipal de Arraial do Cabo entra para o cenário social e digital

Por Olívia Vidal

Com o avanço das novas tecnologias, torna-se cada vez mais escasso o número de pessoas que ainda aposta nos livros impressos. A internet é vista como uma ferramenta fundamental para pesquisas, feitas, frequentemente, de forma gratuita. Mas questões ficam no ar. Qual será o futuro dos livros impressos? É considerada segura a pesquisa em sites de busca como a Wikipédia, em que todos podem escrever e editar?
Atualmente, a leitura via web possibilita a chegada de novos escritores no cenário literário e o acesso a determinados livros, não tão visados comercial e editorialmente. Porém a exclusão social é um fator marcante na sociedade brasileira, e estudos comprovam que a leitura na tela do computador é 25 % mais lenta do que no papel.
Em Arraial do Cabo, o prefeito Andinho, ciente do novo cenário tecnológico e social e da necessidade de adaptações para pessoas portadoras de deficiências, reformou a Biblioteca Municipal Victorino Carriço, pensando nas novas possibilidades e diminuindo, assim, a exclusão social, digital e cultural.
Mais moderno e com melhor acesso, o local recebeu um kit que contém 1.087 títulos de materiais bibliográficos, dentre eles livros, CDs, DVDs, além de livros em braile e computadores. A biblioteca conta com um acervo de 12.202 volumes, 204 publicações periódicas, 400 discos, seis fitas de vídeo, 36 DVDs, 18 CDs e 398 postais, podendo, dessa forma, suprir a necessidade de toda a população cabista.
Assim, a cidade investe no novo, resgata o passado e escreve o futuro, fazendo da educação um agente transformador de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário