30 de março de 2011

Contratação de estrangeiros aquece setor de recepção e treinamento intercultural

por Nathália Andrade

A escassez da mão de obra qualificada em diversos setores que movimentam a economia brasileira desperta a demanda de contratação de funcionários estrangeiros. Entretanto, uma pesquisa da Harvad Business Review, publicada em 1999, revela que a não-adaptação cultural é uma das principais causas de insucesso dessa contratação, chamada de “expatriação”.

Este é um dos motivos que têm aquecido o trabalho de consultorias dedicadas a tornar o processo de adaptação à nova cultura mais rápido e produtivo. É o caso da empresa Welcome Expats, que opera em Macaé (RJ), onde, segundo dados da prefeitura, mais de 10% da população de 200 mil habitantes é formada por estrangeiros, devido ao setor de Óleo e Gás.

Para amenizar o choque cultural, a empresa oferece assistência na recepção da família, que vai desde a emissão de documentos e procura de imóvel e escola mais adequada à indicação de médicos e locais turísticos. Outro serviço é o de treinamento intercultural, que apresenta uma visão geral do Brasil nos aspectos regionais dos hábitos e costumes, além do ensino da língua portuguesa.

De acordo com a diretora da empresa, Mônica Mello, as esposas dos funcionários podem ser encaminhadas a trabalhos de responsabilidade social para interagir com outras esposas e com a população local, visando facilitar a adaptação ao país e garantir a estadia do funcionário expatriado. "É extremamente importante que a família esteja satisfeita para que o funcionário queira permanecer no emprego. A produtividade dele aumenta e o contrato de trabalho pode ser cumprido de forma satisfatória para todos”, afirma a diretora.

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