23 de março de 2011

O futuro é hoje

por Adriane Andrade
Barack Obama passou pelo Brasil e nos deixou uma mensagem de otimismo: devemos acreditar mais em nosso país. O brasileiro tem a mania de supervalorizar os problemas e só falar do que é ruim, em vez de mudar a situação que lhe incomoda. Apesar de todas as adversidades, o Brasil provou que é uma grande nação, com potencial para vencer desafios. Somos, hoje, a 6ª economia do mundo, segundo o ranking do Banco Mundial, dividindo o lugar com Reino Unido, França, Rússia e Itália. Então, por que só falamos daquilo que ainda precisamos melhorar?

O Brasil é pioneiro na pesquisa do biocombustível e na exploração do pré-sal. Somos o primeiro país da América Latina a sediar uma Olimpíada, e vencemos concorrentes de peso como os Estados Unidos; inventamos o sistema de voto eletrônico (países do Primeiro Mundo ainda votam em cédulas de papel). Nosso carnaval é conhecido mundialmente como um sinônimo de alegria e nossos jogadores de futebol são produtos de exportação, cobiçados por vários times internacionais. Isso sem falar de nossas belezas naturais, o que faria a lista aumentar de maneira imensurável.

É verdade que temos que trabalhar muito, pois as diferenças sociais são extremas e muitos brasileiros ainda carecem do básico. Mas devemos ter orgulho do que possuímos de melhor: somos um povo pacífico, trabalhador, otimista e solidário e temos um país com grandes possibilidades de crescimento.

Fica aqui um convite: exercite seu lado otimista e faça uma campanha em prol do Brasil. Comece mudando de atitude e pense duas vezes antes de enumerar os problemas. Crie soluções e transforme o país onde você vive. O futuro é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário