8 de junho de 2011

Cigarro faz cerca de 200 mil vítimas por ano no Brasil

Por Nathália Andrade

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o cigarro é considerado o maior problema de saúde pública no Brasil, matando mais que a AIDS, a malária e a varíola juntas. A cada hora, morrem cerca de dez pessoas no país por causas relacionadas ao tabagismo. Esse número só aumenta, chegando a cerca de 200 mil vítimas por ano.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias e a grande preocupação mundial é em relação aos malefícios que o vício pode trazer à vida das pessoas.

Composto por cerca de 470 substâncias, o cigarro pode provocar aos usuários alto risco de sofrer de câncer de pulmão, ter um infarto ou derrame cerebral, entre muitas outras doenças. Ainda assim, milhares de pessoas continuam com o hábito de fumar. Muitos porque gostam, outros porque já não conseguem se libertar do vício.

Apesar das dificuldades, sabe-se que é possível deixar de ser fumante. Atualmente, o INCA possui unidades de saúde em todo o Brasil para quem deseje fazer tratamento gratuito contra o tabagismo. Para receber ajuda e orientações, os fumantes podem, ainda, ligar para o DISQUE PARE DE FUMAR, no 0800 703 70 33, ou acessar o site http://www.inca.gov.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário