11 de maio de 2011

Macaé, cidade do petróleo e do turismo de aventura

      Pedra do Frade com 1.429 metros de altura (Foto: Prefeitura)


Por Nathália Andrade

Há quem pense que Macaé tem como único atrativo o fato de ser a capital de negócios da indústria brasileira de petróleo – e que na cidade não há locais propícios para momentos de lazer e diversão durante os finais de semana. No entanto, para adquirir um novo olhar em relação à cidade, uma boa opção é conhecer a serra macaense.

Localizada entre o mar e a serra, Macaé possui interessantes formações geológicas. Na parte litorânea do município, existem quilômetros de areia morena e na região serrana o destaque é para as montanhas e cachoeiras: belezas naturais que incentivam o ecoturismo, também conhecido como turismo de aventura.

A serra macaense é formada por seis distritos, que se destacam por diversos rios com corredeiras e dezenas de cachoeiras, ideais para a prática de esportes radicais como, por exemplo, o Cascading, o Duck e o Acqua Ride, normalmente praticados nos distritos de Córrego do Ouro e Glicério – cidades onde até mesmo costumam ser realizados alguns campeonatos, entre eles o Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida em 2010.

    Cascading em Córrego do Ouro (Foto: Desema Turismo)

De acordo com a empresa Desema Turismo, responsável pelo oferecimento das atividades de turismo de aventura, em todo o município já existem 124 cachoeiras mapeadas por GPS, o que permite aos turistas caminhar por diversas trilhas e conhecer montanhas que são cenários perfeitos para quem gosta de se aventurar praticando Rapel e Downhill. Também se tem a possibilidade de Escalada do Pico do Frade com seus 1.429 metros de altura.

Estes são apenas alguns esportes radicais que podem ser praticados na região. Os valores requeridos para se realizar as atividades variam entre R$ 25,00 e R$ 90,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário