Por Olívia Vidal
Com as bruscas mudanças de tempo, os meios de comunicação começam os alertas sobre as novas possibilidades de epidemias, e as pessoas começam a ficar mais cautelosas. Essas doenças aparecem porque, nesse período, o frio se instalar, e temos tendência a permanecer em locais fechados. Com isso, as pessoas costumam estar mais próximas umas das outras, o que leva o ar a ficar mais seco, tornando o cenário favorável à proliferação de vírus.
Na Região dos Lagos, podemos citar três doenças: dengue, conjuntivite e virose gastrointestinal. Porém, muitas complicações ocorrem por falta de informação por parte de profissionais especializados, havendo uma tendência de automedicação. Uma simples gripe, se não tratada como deveria, pode vir a ser tornar uma pneumonia ou uma sinusite.
Existem alguns cuidados que são básicos : evitar lugares fechados, beber muita água, manter uma alimentação bem reforçada, lavar bem as mãos várias vezes ao dia, evitar contato direto com pessoas doentes, estar em um ambiente limpo, ingerir bebidas quentes, evitar banhos quentes prolongados, manter as vias nasais sempre descongestionadas e nunca se automedicar.
Inverno é sinônimo de doenças, por isso a prevenção é muito importante. Mas, no caso de qualquer sintoma, procure um médico. Assim, você irá aproveitar o que essa estação proporciona de melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário