Por Daniele de Sá
Acabou-se o que era doce. Depois de anos adormecido, o dragão da inflação, para desespero do consumidor brasileiro, acordou de um sono profundo.
E como desgraça pouca é bobagem, os maiores prejudicados são sempre os mais pobres. É o que afirma o IDC-C1 de abril, que mede a inflação de quem recebe até dois salários e meio por mês (R$ 1362,50).
Para driblar a crise, nada como a boa e velha criatividade do povo brasileiro, que em tempos de vacas magras, lança mão de algumas estratégias na hora de ir às compras.
1- Listinha: Faça uma lista prévia de compras antes de ir ao supermercado. Isso evita que você leve para casa produtos supérfluos.
2- Promoções: Cuidado para não levar gato por lebre. Produtos com prazos de validade prestes a vencer costumam sair mais baratos.
3- Programa mais familiar: Troque o chope de final de semana com os amigos por programas caseiros. Eles saem mais em conta, e o bolso agradece.
4- Deixe as crianças em casa: O apelo dos pequenos costuma ser avassalador. Chantagistas emocionais de carteirinha, sempre acabam levando quitutes para casa.
5- Compare preços: Vire colecionador (a) de encartes de supermercado. As lojas costumam cobrir as ofertas quando os clientes apresentam os encartes.
6- Dica importante: Faça compras maiores na segunda quinzena do mês, que é quando as lojas atraem clientes com promoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário