Por Adriane Andrade
Localizada em São Pedro da Aldeia, cidade situada a 136 Km do Rio de Janeiro, a Casa da Flôr é um exemplo de arquitetura espontânea. Trata-se de um conceito de construção desvinculado de compromissos com os estilos tradicionais. Feita de materiais pouco convencionais, segue apenas a intuição de seu criador.
Construída a partir de um sonho de Gabriel Joaquim dos Santos, homem simples, trabalhador das salinas da região, a obra foi cuidadosamente executada ao longo de toda a vida do artista. Teve início em 1912 e prosseguiu até 1985, ano de seu falecimento.
A casa de apenas três cômodos – sala, quarto e um pequeno depósito – foi toda decorada com flores, esculturas e mosaicos, feitos a partir de materiais reciclados. Tudo achado ali perto e aproveitado: cacos de azulejos, vidros, conchas e lâmpadas velhas foram utilizados para criar uma estrutura orgânica e singular.
A Casa da Flôr foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e, por isso, é um bem de todos. Em 1987, foi criada a Sociedade de Amigos da Casa da Flor com objetivo de preservar, divulgar e imortalizar o trabalho de seu criador. Hoje, chama-se Instituto Cultural Casa da Flôr, uma entidade civil e sem fins lucrativos.
Única habitação do país construída nesse estilo arquitetônico, foi inclusive comparada às obras do arquiteto catalão Antonio Gaudí. Embora sem possuir nenhum recurso técnico, é objeto de estudo e de interesse crescente por parte de artistas e arquitetos. Sua beleza e singularidade já renderam versos como o do escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna: “e ali, quase por um século, viveu um preto solitário, transformando a pedra em flor. Inutilmente. Ludicamente. Lindamente, com aquela pureza que só os iluminados têm… Com suas flores de pedra, seu Gabriel inventava primavera. Primavera possível.”
Hoje, a Casa da Flôr é mantida pelo Instituto Cultural Casa da Flôr e o responsável pela preservação do monumento é o sobrinho-neto do artista, Valdevir Soares dos Santos. A casa está aberta a visitação e localiza-se na Estrada dos Passageiros, 232 – Parque Estoril – São Pedro da Aldeia. Outras informações: www.pmspa.rj.gov.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário