Por Vinícius Pereira
Aconteceu, nesta quinta-feira (31), no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio, um bate-papo superdescontraído com o repórter da Rede Globo Eric Faria. Foi uma noite para ficar marcada na memória dos estudantes e profissionais de jornalismo da cidade, e Eric falou sobre sua experiência profissional e diversos assuntos voltados à atualidade no jornalismo esportivo.
Esbanjando simpatia, o jornalista revelou aos presentes que começou sua carreira no rádio e, só depois, passou para TV. O primeiro trabalho dele na telinha foi como produtor, mas logo começou o trabalho de campo como repórter. Muito brincalhão, respondeu a diversas perguntas, colocando sempre em primeiro lugar o profissionalismo e competência que adquiriu ao longo dos anos.
Entre os assuntos abordados, o repórter enfatizou a importância da internet na vida dos novos profissionais de jornalismo, área que vem crescendo e se expandindo, abrigando cada vez mais os recém-formados na profissão. Eric falou também da euforia que muitas vezes toma conta daqueles que querem mostrar serviço, e chamou a atenção para que a apuração dos fatos seja feita de forma correta, com a finalidade de não cometer erros.
Outro ponto citado por ele foi a importância dos estudantes irem mais fundo na profissão, procurando se especializar constantemente. “Oportunidades irão surgir, em breve, em função das Olimpíadas e da Copa do Mundo que acontecerão no Brasil, e esse fato pode levar à expansão e à necessidade de novos jornalistas para atuarem durante esses eventos”, acrescentou.
A mudança no formato jornalístico também foi um ponto de destaque durante a conversa. “Hoje a história é contada de uma forma diferente, bem menos formal e mais descontraída”, afirmou o repórter. Esse modo foi aceito pelos telespectadores, que desfrutam de um jornalismo mais próximo e diversificado. Eric Faria citou dois de seus companheiros como exemplo: Tino Marcos e do Alex Escobar, que, segundo ele, são feras na arte de transmitir notícias esportivas.
No final do evento, o repórter agradeceu à Universidade pelo convite e ao público, que compareceu em peso no auditório, prometendo voltar outras vezes para conversar mais com os estudantes. Realmente, a bagagem de Eric Faria cativou os olhares e deixou um gostinho de “quero mais” nos espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário