16 de março de 2011

Riqueza e simplicidade no bairro Passagem em Cabo Frio

Por Vinícius Pereira

O Bairro de beleza exuberante surgiu com o intuito de apoiar a travessia do Canal do Itajuru e, aos poucos, tornou-se o Patrimônio Histórico cabofriense. Com muitos pontos de grandeza a serem desvendados, é possível observar construções antigas no estilo colonial do século passado. Parte do estilo é observada inclusive no modelo arquitetônico da Igreja de São Benedito, que fica bem no centro do bairro.

Em todos os anos, centenas de turistas passam pela cidade e tem a oportunidade de conhecer esse local, que traz consigo histórias próprias: as raízes do povo cabofriense. Moradores de Cabo Frio acreditam que o local tem sido pouco explorado e que muito ainda poderia ser feito para que a cultura local seja propagada de forma mais rígida, despertando maior interesse dos frequentadores da cidade.

As opiniões sobre o assunto são diversas e despertam o interesse dos moradores. Alice Mendes, de 30 anos, afirma que o local é bem divulgado, embora falte explorar o Centro Histórico: “O bairro da passagem é bastante conhecido, mas não vejo as pessoas procurando o lado cultural e histórico”, ressalta. “Vejo a divulgação dos monumentos históricos só por guia”, completa Josi Araújo de 23 anos.
Algumas páginas na internet fazem a divulgação do local. É possível encontrar fotos e saber mais a respeito de um dos bairros mais antigos de Cabo Frio. Para conhecer mais o bairro Passagem, acesse: http://rosegrims.multiply.com/photos/album/177/Passagem_o_bairro_mais_antigo_de_Cabo_Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário