8 de junho de 2011

Di Cavalcanti visita Macaé

Por Nathália Andrade

Em comemoração aos 200 anos de Macaé, acontece na cidade uma exposição de pinturas do mestre modernista Di Cavalcanti. A mostra, realizada pela segunda vez no Brasil, estará aberta de 1º de junho a 1º de julho, de segunda à sexta, em horário comercial, no antigo Clube Ypiranga, com entrada franca.

O evento abre as festividades do Programa Macaé 200 Anos, a serem comemorados em 2013, e foi trazido pela prefeitura do município em parceria com o francês Romaric Büel, conhecido pela atuação em ações relacionadas à arte e cultura.

Cerca de 80 desenhos serão expostos, mostrando a diversidade temática abordada por Di Cavalcanti, principalmente sobre o Brasil.

Romaric aposta em novos talentos que podem ser encontrados em municípios como Macaé. Ele conta que traz as obras para serem apreciadas por todas as pessoas, indistintamente. Alunos de escolas do município também estão convidados a participar da exposição, e todas as pessoas que prestigiarem o evento receberão folhetos contando a história e curiosidades de Di Cavalcanti.

“Comparo sempre Macaé a Houston, a capital do petróleo nos EUA. Isso sem contar a importância do município no cenário nacional e internacional, apesar de ser uma cidade de interior. Macaé é o tipo de cidade onde gosto de desenvolver exposições culturais, pois acredito na inspiração artística dos moradores”, diz Romaric.

O francês, que se diz brasileiro de coração, chegou ao Brasil em 1993, no Rio de Janeiro, e trabalhou cinco anos no Consulado Francês, sendo o responsável pelo intercâmbio artístico da França para o mundo. Em dez anos, levou cerca de dez milhões de pessoas aos museus brasileiros com exposições em várias cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário