8 de junho de 2011

Projeto Social “Tambores Urbanos”

Por Loara Ramos

O projeto social “Tambores urbanos”, que acontece no Bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, tem o objetivo de valorizar a cultura musical de crianças e adolescentes, além de resgatá-los da criminalidade para um cotidiano de engajamentos civis e perspectivas mais humanistas. O projeto foi organizado por Jurandir Matos Brandão (Jubeabá), músico baiano de 36 anos, em parceria com Elenilton da Conceição (22), morador da comunidade.
A organização do projeto começou em novembro de 2007 e, logo em janeiro de 2008, começaram as apresentações do grupo social. Em torno de 72 crianças participam do projeto. Para a apresentação musical, são feitos alguns testes entre elas e cerca de 10 a 30 são selecionadas. Assim, forma-se a banda “Tambores urbanos”, que possui instrumentos como os tambores, o tarol, o repique, o timbal e a dobrada de duas (isto é, os bumbos). Para incrementar o som, o projeto conta com um guitarrista chamado Vicente de Paula Almeida, que está há mais de um ano no projeto ajudando as crianças a aprimorar sua cultura musical. O projeto, além de ensinar música para crianças, também traz benefícios para a comunidade, tais como atividades esportivas e distribuição de cestas básicas para as famílias das crianças. Em depoimento prestado pelas famílias ao organizador, foi dito: “Nós nos sentimos bem mais calmos ao sabermos que as crianças estão com vocês e não de bobeira na rua. Não temos agradecimento maior. É a melhor coisa que aconteceu aqui na comunidade”.
A banda já se apresentou em eventos importantes na cidade, como na Câmara dos Vereadores, por exemplo, no dia de formação de um fórum de combate ao uso de entorpecentes, e também abriu todos os Festivais de Curtas de Cabo Frio, contando seu terceiro nesse último festival – que começou no dia 3 de setembro de 2009. “Tambores urbanos” fechou contrato com a banda “Afro Reagge”, que vem do Complexo do Alemão no Rio, banda de rua famosa na cidade. A agenda da banda está bem lotada até o fim do ano. A banda encanta o público por serem suas crianças tão bem disciplinadas em virtude da música e por fazerem coreografias irreverentes e originais, o que deixa a apresentação bem mais animada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário