8 de junho de 2011

Verão radical e Sandboard em Cabo Frio

Por Loara Ramos

O sandboard, que pode ser traduzido como “surfe na areia”, é um esporte radical similar ao snowboard. O sandboard é praticado nas dunas de areia em que esportistas descem morros, pulam rampas e passam por obstáculos que lhes possibilitam a realização de suas manobras. Para realizar a prática, utiliza-se uma prancha de madeira com fórmica no fundo. As pranchas variam em seus tamanhos e contêm presilhas que fixam os pés de seus donos em sua superfície. O sandboard é um esporte cheio de adrenalina e emoção. Os esportes radicais estão constantemente crescendo e o sandboard, na Região dos Lagos, ganha cada vez mais forças e público.

Em Cabo Frio, o esporte é praticado no Parque das Dunas, que se localiza na estrada que liga Cabo Frio ao município de Arraial do Cabo, ou na praia do Peró (nas Dunas do Peró). No entanto, os sandboarders ainda têm a preferência pela Duna Mãe, que fica no Parque das Dunas; essa duna chega a ter quase 30 metros de altura. Muito eletrizante!

Na cidade temos o pioneiro no esporte, Rafael Marendino (29), que hoje é aluno de Educação Física e instrutor de sandboard, além de ter trazido ao povo cabofriense títulos importantes do meio desportivo no ano de 2006. Ele foi o único representante do Rio de Janeiro a participar de campeonatos; conseguiu levar o 2º lugar no Pan-americano de Sandboard (no Ceará), o 2º lugar no Circuito Nordestino e o 6º lugar no Sul-americano realizado em Huacachina, no Peru, ademais de também ter sido um dos representantes do Brasil no Campeonato Mundial – que transcorreu na Alemanha.

No próximo verão, por indicações do nosso esportista Rafael Marendino, teremos um clima perfeito para a prática do sandboard, pois a região experienciará ótimas condições climáticas que, entre múltiplas vantagens, deixarão as dunas mais secas, limpas e livres de ventanias. A natureza está lado a lado com os sandboarders, pois os locais de prática propõem um maravilhoso pôr-do-sol para ser curtido após o decorrer das emoções advindas de maravilhosas descidas nas dunas de Cabo Frio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário