1 de julho de 2011

Pescadores são encontrados após passarem mais de 20 dias à deriva

Por Monique Nunes
Depois de passarem mais de 20 dias à deriva, dentro da embarcação Wiltamar III, sem portar qualquer tipo de comunicação, os seis pescadores da cidade de Itapemirim, (ES), foram localizados por um navio mercante a 180 km de Itajaí, no litoral de Santa Catarina.
Os pescadores saíram de Itapemirim no dia 16 de maio e foram vistos em Cabo Frio, região dos Lagos, no dia seis de junho, data que foi feito o último contato pela tripulação com seus familiares. As buscas começaram no dia dez, havendo uma interrupção de cinco dias. Somente na última segunda (27) os pescadores foram resgatados com vida na costa de Itajaí (SC).
Ao desembarcarem na sede da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro na tarde de terça-feira, os pescadores foram recebidos com festa por seus familiares que em nenhum momento perderam a esperança de encontrá-los com vida.
Os pescadores estavam desidratados e três deles precisaram cobrir os corpos com mantas isolantes para evitar a hipotermia. Os pescadores estavam desidratados, chegando a beber urina para sobreviver. Não choveu por estes dias, tornando impossível armazenar água da chuva para o consumo.
Todos foram encaminhados para hospitais para receberem os devidos cuidados médicos até se recuperarem para voltar para as suas casas.
A marinha está investigando a principal causa deste acidente, já que a embarcação encontrava-se em situação regular e havia passado por inspeção da marinha.
Os pescadores foram resgatados no dia 27 e no dia 29 de junho é comemorado o dia de São Pedro, santo padroeiro e protetor dos pescadores. Parece que o santo protegeu mesmo os seus devotos. Viva a São Pedro e a esses guerreiros que não se deixaram abater e lutaram o tempo todo para sobreviver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário