22 de junho de 2011

Pacificidade na ocupação da Mangueira pela UPP

Por Monique Nunes

Sem disparar um tiro sequer, o Bope e o exército ocuparam no último domingo a favela da Mangueira que serve de acesso ao Maracanã, estádio que sediará a Copa do Mundo de 2014 e jogos Olímpicos de 2016. 

Por volta das seis horas da manhã, cerca de 750 homens posicionavam se para dar prosseguimento à ocupação. A presença dos 14 veículos blindados, sendo seis da marinha; quatro helicópteros, das policias Civil e Militar; 14 viaturas; motos; ônibus; reboques e ambulâncias participaram da operação que surpreendeu moradores por não ter havido reação do tráfico. 

A operação durou cerca de cinco horas. Além do Bope e do exército, a ocupação recebeu apoio dos policiais Civil e Militar, agentes federais e fuzileiros navais. Os caveirões e as retroescavadeiras abriram passagem para os soldados implantar a 18º Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e intensificar a segurança para a cidade, já que a ocupação da favela fechará o cinturão de segurança de oito favelas do Complexo da Tijuca. 

“A cada invasão, uma reação... 

...Padim, Padre Ciço, faça chover alegria, Pra que cada gota seja o pão de cada dia”! 

Com os votos do embalo do samba enredo de 2002 que, o berço da Estação Primeira de Mangueira pode se tornar nota dez nos quesitos segurança, paz e harmonia para cerca de 20 mil pessoas que habitam a localidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário