27 de abril de 2011

Robôs invadem o mundo real

Por Monique Gonçalves

Como você se sentiria ao chegar a casa e saber que um robô fez todo o seu trabalho doméstico? Parece surreal, mas isso já existe.
Os robôs deixaram de ser histórias de filmes científicos e foram transportados para a vida real. São formados por dispositivos capazes de realizar diversas tarefas, como o trabalho doméstico, por exemplo. O Japão é onde se encontram 25% dos robôs do mundo, devido à tecnologia avançada.
A palavra “robô” tem origem tcheca – robota –, que significa trabalho forçado. Jacques de Vaucanson foi quem criou o primeiro autômato funcional do mundo.  Era um androide que tocava flauta, isso em1738.
Parece estranho conviver com uma máquina manipulada por programas de computadores, mas isso ainda não é nada. Cientistas acreditam na possibilidade dos robôs se aproximarem da inteligência humana, e sensores são capazes de fazê-los ter sentimentos.
A novela da Rede Globo Morde e Assopra está tratando deste assunto. A Naomi (Fávia Alessandra), criada por Ícaro (Mateus Solano), é um androide. Nos capítulos que estão por vir, Naomi pede ao Ícaro que mude sua temperatura para que ela sinta sua pele quente como a dos humanos. Olha que incrível a possibilidade que nos traz a tecnologia!
Só nos resta esperar o que ainda está por vir. Já pensou em namorados androides?

Nenhum comentário:

Postar um comentário